Arame de Solda MIG INOX 1.2 mm ER 309L SI AWS A5.9 com rolo grande com 5kg
OBS: Arame MIG certificado AWS (American Welding Society)
Arame “309 LSI” polido, decapado e brilhante, em carreteis embobinados “capa a capa”.
Soldagem de chapas em aço inoxidável AISI 309 e 309L ou uniões de aços inoxidáveis com aço ao carbono.
Diâmetro: 1.2mm
Características de Soldagem
O arame maciço AWS ER 309L Si para soldagem pelo processo MIG/MAG atende a norma AWS A-5.9 ER 309L Si e é indicado para soldagem de aços tipo AISI 201, 202, 301, 302, 303, 304, 304L, 305, 308, 308L e 309L; aços refratários e de composições similares; na união de aços de composições diferentes, aços austeníticos com aços ferríticos e também usado no revestimento em aços carbono e/ou baixa liga. Seu depósito possui alta tenacidade com grande resistência a formação de carepa em temperaturas de até 1.000ºC. Produz cordões de solda lisos e sem respingos, isentos de poros, fissuras e trincas.
Campos de Aplicações
O arame maciço AWS ER 309L Si você pode soldar peças e equipamentos sujeitas a trabalhos refratários como Muflas, Gancheiras, Grelhas, Caixas e Cestos para Tratamento Térmico, fabricação e reformas de Tanques, Vasos, Tubulações, Eixos, Mancais; enchimentos de Guias e de Cilindros de Laminação; recuperação de Moldes e Ferramentas para Forjaria, revestimento (cladeamento) em Aços carbono ou Baixa Liga visando diminuir custos com chapas caras, aplicado também como almofada em revestimento duro para evitar trincas, fissuras e destacamento dos cordões de solda.
Procedimentos de Soldagem
Os cuidados com o processo MIG ou MAG começam com a regulagem das Variáveis de Parâmetros de Soldagem que envolvem todo o processo, escolha do gás e sua vazão, corrente e voltagem elétrica, tipo de arco e transferência, penetração e cordão, velocidade e posição de soldagem, além de outras condições como a preparação da peça eliminando contaminações superficiais como óleos, graxas e gorduras, removendo material fadigado, trincas, poros e fissuras. A operação deverá ser feita em Máquina Corrente Contínua neste caso com polo positivo na tocha, obedecendo a amperagem indicada para cada diâmetro, manter arco curto a médio e inclinado em 70 à 80º na direção da solda, cordões filetados ou a técnica de tecimento. Não há necessidade de pré-aquecer nem de posterior tratamento para os aços da série 300. Aços temperados pré-aquecer entre 150 à 400ºC conforme espessura; em aços ligados aquecer conforme Carbono Equivalente; nos aços manganês, controlar a temperatura entre passes no máximo até 240ºC. Aconselhável aplicar gel Decapante/Passivante na área soldada para maior proteção contra corrosão intergranular nas Zonas Termicamente Afetadas (ZTA).
Composição Química %:
– C: 0,03 Max.
– Cr: 23,0 – 25,00
– Ni: 12,0 – 14,0
– Mn: 1,0 – 2,5
– Si: 0,65 – 1,00
Parâmetros de Soldagem:
Necessário Identificar Variáveis (espessura, posição soldagem, transferência de aço, velocidade, impedância…)
Propriedades Mecânicas do Depósito:
Resistência à tração: >520 N/mm2
Alongamento: >30%
Técnicas de Soldagem:
Remover a tinta , graxa , ferrugem da área a ser soldada, preparar a junta seguindo as normas. Regular a vazão de gás necessário, no fluxometro, evite movimentososcilatórios (zig-zag) durante a soldagem para não desprotegê-lo arco quando tocar nos cantos . Mantenha a tocha na distância correta em relação ao chanfro. Regule afonte de acordo com a espessura da peça e a do arame. Para estabelecer o arco use uma chapa de cobre, use CHEM-SHARP para apontar automaticamente o eletrodo de tungstênio quando estiver operando com o processo MIG.