Acessórios para Soldagem
Tocha MIG 3 Metros 180A TME-105 com Proteção em Raspa – JMC Welding
Acessórios de MIG-MAG
Tocha MIG 3 Metros 250A TME-206 com Proteção em Raspa – JMC Welding
Acessórios para Soldagem
Tocha MIG 5 Metros 250A TME-206 com Proteção em Raspa – JMC Welding
Acessórios para Soldagem
Tocha MIG Solda Alumínio 1.5M TME-306 300A Guia de Poliamida
Acessórios para Soldagem
Tocha MIG 3 Metros 300A TME-306 com Proteção em Raspa – JMC Welding
Acessórios para Soldagem
Tocha MIG 5 Metros 300A TME-306 com Proteção em Raspa – JMC Welding
Acessórios de MIG-MAG
Tocha MIG 5 Metros 180A TME-105 com Proteção em Raspa – JMC Welding
Acessórios de MIG-MAG
Tocha MIG 4 Metros 180A TME-105 com Proteção em Raspa – JMC Welding
Acessórios para Soldagem
Tocha MIG 3 Metros 250A TME-206 Bocal Especial com Proteção em Raspa – JMC Welding
Indústria, Oficina e Serralheria
Tocha MIG 4 Metros 250A TME-206 com Proteção em Raspa – JMC Welding
Acessórios para Soldagem
Tocha MIG 5 Metros 400A TME-506 com Proteção em Raspa – JMC Welding
Acessórios para Soldagem
Tocha MIG 5 Metros 250A TME-206 Bocal Especial com Proteção em Raspa – JMC Welding
Acessórios para Soldagem
Tocha MIG 3 Metros 400A TME-506 com Proteção em Raspa – JMC Welding
Acessórios para Soldagem
Tocha MIG Solda Alumínio 1.5M TME-506 400A Guia de Poliamida
Tocha MIG / MAG
Muito frequente na indústria metalmecânica, o processo de soldagem a arco elétrico sob proteção gasosa GMAW, ou popularmente conhecido por MIG/MAG, consiste na criação de um arco elétrico entre um arame, um sólido (metal de adição) e a peça a ser soldada. O arame é alimentado continuamente, sendo parte do depósito de material na junta, e é fundido pela tensão do arco elétrico estabelecido.
A corrente de solda é consequência da alimentação do arame através do arco. Quanto maior a velocidade de alimentação do arame, maior será a corrente de solda. Quanto menor a velocidade do arame, menor será a corrente. A energia do arco gera uma poça de fusão (espécie de reservatório de metal no estado líquido) entre o arame e o metal de base, a qual é protegida por uma fonte externa de gás inerte ou ativo – ou uma mistura entre os mesmos – da contaminação pelos gases da atmosfera, tais como Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio.
A energia necessária para fundir o metal de base e o arame (metal de adição) é fornecida por uma fonte de energia de corrente contínua ou alternada, possibilitando a geração do arco elétrico. A tensão (volts) no arco (popularmente chamada de voltagem) é responsável pela fusão do arame e tem influência, juntamente com a corrente, nas características de transferência com que o metal é depositado através da coluna do arco. A corrente de solda (amperes), conhecida como amperagem, é ajustada através da velocidade de alimentação do arame, objetivando se estabelecer um arco estável frente a um determinado tipo de gás de proteção.
Os processos de soldagem MIG/MAG podem ser utilizados no modo semiautomático manual ou automático, via sistema de mecanização ou robôs. A adição do arame é feita de modo contínuo, manualmente ajustada, ou pode ser auto ajustável nos sistemas de soldagem com recursos avançados, também conhecidos como sistema sinérgico. Uma vez estabelecida a condição do arco desejável para a operação, ajusta-se basicamente variáveis externas, como velocidade da solda (deslocamento da tocha), distância do bico de contato da peça (conhecido como stickout), ângulo e sentido de avanço da tocha, entre outros fatores dependendo da aplicação.
O arame e o gás de proteção são considerados consumíveis e dependendo do tipo do material do arame e do gás de proteção é que se denomina o processo como MIG ou MAG.
Escolha da tocha para o processo MIG / MAG
A escolha correta da tocha para a soldagem MIG/MAG é fundamental para se obter uma ótima estabilidade do arco e da operação do processo. A tocha faz parte do circuito elétrico de soldagem e é responsável em transferir para o arame e arco a energia de soldagem. Uma tocha de má qualidade “estrangula” ou dificulta a passagem da corrente e tensão (energia), causando superaquecimento do sistema e instabilidade do arco. Tocha de mau desempenho ocasiona respingos, falta de fusão, transferência metálica irregular e desconforto para o soldador.
É importante utilizar tochas que sejam fabricadas conforme as normas e que apresentem ergonomia e consequente conforto e mobilidade para o soldador. Tochas de má qualidade apresentam elevados custos de manutenção e geram constantes paradas de produção por problemas de desempenho.
Na Casa das Soldas você encontra uma grande variedades de tochas MIG/MAG para solda manual, mecanizada e robotizada. Elas possibilitam excelentes benefícios operacionais, durabilidade e diversas configurações para atender às necessidades da aplicação do cliente.
Qual é a diferença entre os processos MIG e MAG?
MAG é uma abreviação de Metal Active Gas e utiliza um gás ativo como proteção, ou seja, um gás que participa ativamente de alterações metalúrgicas da poça de fusão ou na solda. O gás CO2, por exemplo, é um gás ativo e pode ser usado na forma pura ou misturado com Argônio e outros gases combinados. O processo MAG pode contemplar misturas de dois gases (Exemplos: Argônio + CO2 ou Argônio + Oxigênio) e três ou mais gases (Exemplos: Argônio + CO2 + Oxigênio ou Argônio + CO2 + Hélio). A soldagem MAG é normalmente utilizada em materiais ferrosos e, dependendo da combinação dos gases, na soldagem de aços inoxidáveis.
MIG é uma abreviação de Metal Inert Gas e utiliza um gás de proteção inerte, ou seja, um gás que não participa de alterações metalúrgicas da poça de fusão ou na solda. Argônio e Hélio, por exemplo, são gases inertes, podendo ser usados isoladamente ou misturados. A soldagem MIG é normalmente utilizada em materiais não ferrosos, como alumínio, cobre, entre outros.
A tocha para soldagem MIG/MAG, é o equipamento com que você “liga” e “desliga” a sua máquina MIG/MAG, através de um gatilho. Quando apertado, este gatilho libera o gás no fluxo previamente regulado, o arame começa a correr por dentro da tocha na velocidade regulada e libera a energia em amps, também regulada, para abrir o arco de solda. Tudo acontece com o simples apertar do gatilho, diga-se de passagem: muito prático e útil.
O padrão de tocha para a utilização na máquina testada são tochas com conectores tipo “euroconector”, que é o tipo de encaixe dela na máquina.
Ferramentas para Solda
Além da máquina de solda, existem muitas outras ferramentas para fazer soldagem. Confira algumas delas: Porta-eletrodos; Grampos; Conectores; Terminais De Cobre; Pistolas De Corte; Eletrodos; Mangueiras De Solda ; Manômetros; Fluxômetro; Maçarico Convencional; Maçarico Com Machadinha; Maçarico Profissional; Maçarico De Aquecimento; Bicos Para Maçarico; Arames E Varetas; Fluxos; Reguladores De Pressão; Extensões De Solda; Transformadores Para Soldagem; Retificadores De Corrente.
Vantagens da solda
A soldagem traz muitas vantagens para os trabalhos. Além de manter a integridade dos materiais com eficiência, considerando suas melhorias, consertos e correções em uma gama enorme de processos e possibilidades, pode ser aplicada a materiais diversos com operação rápida e prática. As outras inúmeras funcionalidades podem ser adquiridas por meio de máquinas e acessórios mais desenvolvidos e com melhor tecnologia. Porém, mesmo as ferramentas e peças mais básicas podem atender às necessidades com ótimo custo benefício.
Tocha de Soldagem MIG/MAG: escolha o melhor para você na A Casa das Soldas
Veja qual tocha mig/mag é a melhor para seu projeto e encontre-o aqui, na A Casa das Soldas! Contamos com um grande número de tochas mig, para soldar diversos tipos de materiais que você precise!
Não deixe de conferir nossas outras ferramentas, como: solda e corte, abrasivos, polimento, acabamento e lustro, epi, ferramentas manuais, máquinas e ferramentas elétricas e disco de corte.